Programas de prevenção da overdose opiácea de base comunitária que providenciam naloxona nos Estados Unidos da América
Os níveis de morte por overdose de drogas aumentaram de forma constante nos EUA desde 1979. Em 2008, foi reportado um total de 36.450 mortes (i.e., involuntária, intencional [suicídio ou homicídio], ou intenção indeterminada) por overdose, sendo os analgésicos opiáceos de prescrição médica (p.e., oxicodona, hidrocodeína e metadona), a cocaína e a heroína as drogas mais comumente envolvidas. Desde meados dos anos 1990, os programas de base comunitária têm oferecido serviços de prevenção de overdose opiácea a pessoas que utilizam drogas, suas família e amigos, e a prestadores de serviços. Desde 1996 um crescente número destes programas têm fornecido o antagonista opiáceo cloridrato de naloxona, tratamento de eleição para reverter a depressão respiratória potencialmente fatal provocada pela overdose de heroína e outros opiáceos. A naloxona não tem qualquer efeito em overdoses não-opiáceas (p.e., cocaína, benzodiazepinas ou álcool).
Em Outubro de 2010, a Coligação de Redução de Riscos, uma organização nacional de advocacy e capacitação, analisou 50 programas conhecidos por distribuir naloxona nos Estados Unidos, no sentido de recolher dados sobre as localizações de programas locais, distribuição de naloxona e reversões de overdose. Este relatório sumariza as descobertas para os 48 programas que completaram a análise e os 188 programas locais representados nas respostas. Desde que o primeiro programa de prevenção de overdose opiácea iniciou em 1996, os programas inquiridos reportaram o treino e distribuição de naloxona a 53.032 pessoas e receberam relatos de 10.171 reversões de overdose.
Fornecer educação sobre a overdose opiácea e sobre a naloxona a pessoas que usam drogas e a pessoas que poderão estar presentes numa overdose opiácea pode ajudar a reduzir a mortalidade associada à overdose opiácea, uma preocupação de saúde pública em rápido crescimento.
Registe-se para recever as alertas mensais do IDPC e obter informação sobre questões relacionadas com as políticas de drogas.