Publications

Relatórios de imprensas relacionados com o uso de drogas ilícitas – a submissão da Comissão de Políticas de Drogas do Reino Unido ao Leveson Inquiry

16 January 2012

O uso de drogas ilícitas é um tópico de interesse frequente da imprensa e público do Reino Unido (RU), e alguns aspectos dos seus relatórios são uma fonte de preocupação, com exemplos frequentes de cobertura exagerada e imprecisa.

Uma análise feita em 2010 pelo Centro de Pesquisa de Comunicações de Loughborough para a Comissão de Políticas de Drogas do RU examinou em detalhe a natureza dessa cobertura na impressa escrita. Esta submissão baseia-se nas descobertas dessa pesquisa, e de outros aspectos do trabalho da CPDRU, incluindo as pesquisas no impacto do estigma na recuperação da dependência, bem como outras publicações. Também se baseia num guia futuro sobre a reportagem da dependência de drogas, que estamos a desenvolver com a Sociedade de Editores.

Focamos esta submissão em dois aspectos da cobertura jornalística de questões relacionadas com o uso de drogas ilícitas.

Em primeiro lugar exploramos a influência da cobertura jornalística sobre as drogas ilícitas. Estamos preocupados com o facto de a reportagem de histórias ligadas às drogas possas introduzir exageros e imprecisões que criam pressões desnecessárias nos decisores políticos para rapidamente tomares decisões em políticas particulares, baseando-se em evidências insuficientes.

A segunda parte examina como a imprensa aborda histórias sobre pessoas com problemas de dependência de drogas. É visível que novas histórias sobre celebridades e outros com problemas de adicção possam aumentar o estigma experienciado por aqueles que procuram reconstruir as suas vidas, com consequências para os seus esforços de recuperar da dependência.

Dentro de cada uma destas áreas, propomos recomendações específicas para a regulamentação, que encorajamos o Inquiry a considerar.

Translations